dc.contributor.author | Silva, Cristiane Fernandes de Almeida | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Vanisse Simone Alves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T19:51:05Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T19:51:05Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53153 | |
dc.description | Orientadora : Profª Dr.ª Vanisse Simone Alves Corrêa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa tem como finalidade abordar a temática da interdisciplinaridade no contexto escolar, focando as práticas pedagógicas dos docentes e analisando a importância da interdisciplinaridade dentro da sala de aula. As problemáticas encontradas no processo de ensino aprendizagem devido à fragmentação das áreas do conhecimento foi o ponto de partida. Os autores utilizados para essa pesquisa foram: G Gu us sd do or rf f ( (1 19 96 67 7) ), , J Ja ap pi ia as ss su u ( (1 19 97 76 6) ), ,
S Sa an nt to om mé é ( (1 19 99 98 8) ), , F Fa az ze en nd da a ( (2 20 01 13 3) ). . Essa análise foi realizada através de aprofundamento teórico, pesquisa qualitativa, entrevistas, debate em reuniões e observações das ações pedagógicas dentro e fora da sala de aula. Para se obter uma amostra de resultado foi organizado um grupo de docentes para a tentativa de implantação das práticas interdisciplinares em suas práticas pedagógicas. Através de estudos em grupo, discussões e reflexões, foi realizado o planejamento de aulas interdisciplinares, no qual se pôde constatar que a prática interdisciplinar é executável e que um dos impedimentos para sua realização é a falta interesse do professor. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma proposta viável para reduzir a fragmentação dos saberes e melhorar o processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e os desafios da implantação no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |