dc.contributor.author | Poleze, Carmélia Madalena | pt_BR |
dc.contributor.other | Ramos, Edna Amancio de Souza | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-03T20:26:47Z | |
dc.date.available | 2019-12-03T20:26:47Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53099 | |
dc.description | Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores que escreveram sobre o Conselho de Classe. O objetivo deste estudo é pesquisar limitações e possibilidades do trabalho do Conselho de Classe, analisando sua prática em relação à efetivação de seu papel dentro do processo de avaliação da escola. O Conselho de Classe se configura como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e do desempenho da própria escola de forma coletiva, propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo de caso por meio de observações feitas numa instituição de ensino, entrevistas com docentes, alunos, pais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos à luz da teoria. A conclusão e análise dos dados a partir das entrevistas, das reflexões dos documentos da escola e das falas dos autores, apontaram que teoricamente os Conselhos de Classe não acontecem inteiramente de acordo com o previsto no Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da escola estudada, percebe-se que a maioria da avaliação no Conselho de Casse é direcionada ao aluno e muito timidamente aos demais sujeitos que fazem parte do coletivo da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Conselhos de educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |