dc.contributor.author | Paupério, Beatriz Regina | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T19:22:24Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T19:22:24Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53089 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Nesse trabalho foi realizada uma pesquisa sobre as relações entre professor e aluno
e a sua influência no processo de ensino aprendizagem, na perspectiva do olhar do
professor sobre o aluno. Também foram considerados, os seus possíveis efeitos na
vida acadêmica dos discentes. Com isso, a pesquisa incluiu a busca de reflexões a
respeito da relevância das relações que as crianças constroem na idade escolar, a
importância para o seu desenvolvimento cognitivo e os efeitos sobre o processo
ensino aprendizagem. Entre os aspectos destacados pelos especialistas estão: a
necessidade do professor conhecer os seus alunos, valorizar seus conhecimentos
prévios e estimular o desenvolvimento das suas potencialidades. Além disso,
considerando que algumas crianças estão diante de sua primeira experiência
escolar e outras já trazem as experiências da educação infantil, são apresentadas
considerações sobre as suas expectativas ao iniciarem no 1º ano do ensino
fundamental e sobre o papel do professor como mediador das relações que as
crianças estabelecerão na escola. O professor atua como um facilitador da
aprendizagem, de maneira a perceber seus alunos em todas as suas dimensões e
estimula a afetividade. E o coordenador pedagógico promove o diálogo com os
professores, com a direção e equipe escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.title | A influência da relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem : uma análise da literatura | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |