dc.contributor.author | Wüst, Auzeni Maria de Lima | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T16:20:42Z | |
dc.date.available | 2020-01-08T16:20:42Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53075 | |
dc.description | Orientador (a ): IDA HAMMERSCHMITT | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de
melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de
aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim
melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir,
quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em
uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação
vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente
relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos.
Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de
monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as
práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais
precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio
Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover
o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em
ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a
qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |