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dc.contributor.authorWüst, Auzeni Maria de Limapt_BR
dc.contributor.otherHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-08T16:20:42Z
dc.date.available2020-01-08T16:20:42Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53075
dc.descriptionOrientador (a ): IDA HAMMERSCHMITTpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir, quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos. Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleRefletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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