• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Refletindo sobre os limites e possibilidades das políticas avaliativas para o ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - AUZENI MARIA DE LIMA WUST.pdf (284.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Wüst, Auzeni Maria de Lima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo estabelece reflexões sobre o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a relação deste com o processo avaliativo em busca de melhorias na qualidade do ensino, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. Estabelece metas à serem atingidas, para assim melhorar as taxas de aprovação, reprovação e evasão, cujo resultado poderá incidir, quem sabe, diretamente numa melhor aprendizagem, na não repetição de ano e em uma frequência maior dos alunos em sala de aula. O artigo aborda a legislação vigente, o papel da avaliação e da avaliação institucional e fundamentalmente relação com a função da coordenação pedagógica diante os processos avaliativos. Explicita também por meio de estudos, o papel do IDEB enquanto um indicador de monitoramento dos processos avaliativos, investigando e relacionando-o com as práticas pedagógicas empreendidas no interior do espaço escolar, mais precisamente a visão do docente que atua na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu. Objetiva-se assim, por meio das reflexões promover o surgimento de elementos de superação, empreender uma análise para auxiliar em ações e práticas pedagógicas e avaliativas, que de fato possam fazer alcançar a qualidade de ensino e aprendizagem almejada para esta etapa da Educação Básica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53075
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV