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dc.contributor.advisorPinheiro, Dalessandro de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSalvador Neto, Antonio Cristovampt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T13:17:22Z
dc.date.available2019-12-20T13:17:22Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53070
dc.descriptionOrientador : Prof.º Msc. Dalessandro de Oliveira Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho apresenta um histórico dos resultados educacionais obtidos no Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, desde a época do seu estabelecimento até o ano de 2015. Apresenta os índices de aprovação e reprovação dos alunos do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, de Cascavel, relacionando-os ao número de pedagogos trabalhando na escola, na execução de suas funções, regidas por edital de concurso público. Número este variável de acordo com as alterações e alternâncias nas políticas educacionais em cada momento governamental. Busca relacionar o trabalho pedagógico a políticas públicas direcioanadas à educação, no que tange ao porte escolar, em especial o relacionado ao porte dos pedagogos, e, implementadas no decorrer dos anos de funcionamento da escola. O desenvolvimento deste trabalho iniciou com a escolha do tema, seguido por uma coleta de dados utilizando-se de dados oficiais disponibilizados pela própria Secretaria de Estado da Educação, do Estado do Paraná, através do sistema SERE, e, posterior leitura e pesquisa bibliográfica para elaboração do relatório final. O objetivo deste trabalho é verificar a existência de relação entre os índices de aprovação e reprovação da escola e o número de pedagogos trabalhando por período. Os autores buscados para subsidiar este trabalho foram principalmente Libâneo, Saviani, Vasconcelos e Veiga. E, dentre as conclusões que se pode chegar, está a de que as alterações ocorridas nos índices de aprovação no Colégio, podem estar relacionadas ao número de pedagogos trabalhando na escola.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleO papel do pedagogo na escola pública e a sua influência para a melhoria da qualidade da educação do Colégio Estadual Jardim Santa Cruzpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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