dc.contributor.advisor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Salvador Neto, Antonio Cristovam | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T13:17:22Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T13:17:22Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53070 | |
dc.description | Orientador : Prof.º Msc. Dalessandro de Oliveira Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho apresenta um histórico dos resultados educacionais obtidos no Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, desde a época do seu estabelecimento até o ano de 2015. Apresenta os índices de aprovação e reprovação dos alunos do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, de Cascavel, relacionando-os ao número de pedagogos trabalhando na escola, na execução de suas funções, regidas por edital de concurso público. Número este variável de acordo com as alterações e alternâncias nas políticas educacionais em cada momento governamental. Busca relacionar o trabalho pedagógico a políticas públicas direcioanadas à educação, no que tange ao porte escolar, em especial o relacionado ao porte dos pedagogos, e, implementadas no decorrer dos anos de funcionamento da escola. O desenvolvimento deste trabalho iniciou com a escolha do tema, seguido por uma coleta de dados utilizando-se de dados oficiais disponibilizados pela própria Secretaria de Estado da Educação, do Estado do Paraná, através do sistema SERE, e, posterior leitura e pesquisa bibliográfica para elaboração do relatório final. O objetivo deste trabalho é verificar a existência de relação entre os índices de aprovação e reprovação da escola e o número de pedagogos trabalhando por período. Os autores buscados para subsidiar este trabalho foram principalmente Libâneo, Saviani, Vasconcelos e Veiga. E, dentre as conclusões que se pode chegar, está a de que as alterações ocorridas nos índices de aprovação no Colégio, podem estar relacionadas ao número de pedagogos trabalhando na escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | O papel do pedagogo na escola pública e a sua influência para a melhoria da qualidade da educação do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |