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    O papel do pedagogo na escola pública e a sua influência para a melhoria da qualidade da educação do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz

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    R - E - ANTONIO CRISTOVAM SALVADOR NETO.pdf (272.8Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Salvador Neto, Antonio Cristovam
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho apresenta um histórico dos resultados educacionais obtidos no Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, desde a época do seu estabelecimento até o ano de 2015. Apresenta os índices de aprovação e reprovação dos alunos do Colégio Estadual Jardim Santa Cruz, de Cascavel, relacionando-os ao número de pedagogos trabalhando na escola, na execução de suas funções, regidas por edital de concurso público. Número este variável de acordo com as alterações e alternâncias nas políticas educacionais em cada momento governamental. Busca relacionar o trabalho pedagógico a políticas públicas direcioanadas à educação, no que tange ao porte escolar, em especial o relacionado ao porte dos pedagogos, e, implementadas no decorrer dos anos de funcionamento da escola. O desenvolvimento deste trabalho iniciou com a escolha do tema, seguido por uma coleta de dados utilizando-se de dados oficiais disponibilizados pela própria Secretaria de Estado da Educação, do Estado do Paraná, através do sistema SERE, e, posterior leitura e pesquisa bibliográfica para elaboração do relatório final. O objetivo deste trabalho é verificar a existência de relação entre os índices de aprovação e reprovação da escola e o número de pedagogos trabalhando por período. Os autores buscados para subsidiar este trabalho foram principalmente Libâneo, Saviani, Vasconcelos e Veiga. E, dentre as conclusões que se pode chegar, está a de que as alterações ocorridas nos índices de aprovação no Colégio, podem estar relacionadas ao número de pedagogos trabalhando na escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53070
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

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