Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRibeiro, Antonia Ivaneide Mourãopt_BR
dc.contributor.otherCorrêa, Vanisse Simone Alvespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-07T12:49:19Z
dc.date.available2020-01-07T12:49:19Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53067
dc.descriptionOrientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Para que possamos entender e obtermos mais conhecimento, em correlação da importância da relação família/escola, ao estudarmos e nos aprofundarmos sobre o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. Com a análise percebemos que muitas de nossas crianças/adolescentes, apresentam dificuldades em sua aprendizagem, seja por fator cognitivo, psicológico e afetivo. Para que possa alcançar o sucesso a criança precisa sentir-se segura e amparada tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar. A escola e família têm por obrigação, elaborar estratégias que assegure a melhoria das condições de estudos. Para que haja sucesso esta parceria deve estar pautada na cultura democrática, onde toda a comunidade, deve buscar caminhos para torna-la cada vez mais competente e capaz de cumprir seu papel, que é de acolher as diversidades presentes na sala de aula. Para que a família possa contribuir, é necessário que a escola ouça o que os pais têm a dizer, e que eles sejam instruídos como auxiliar os estudantes no procedimento das atividades escolares. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e teve como suporte teórico principal os seguintes autores: Cury (2006), Estevão (2012), Polónia & Dessen (2005) e Lima (2009). Conclui-se que tanto a escola como a família precisam agir em conjunto para que a educação se efetive. Neste sentido, a escola deve propiciar atividades para inserir a família na rotina escolar.pt_BR
dc.format.extent14 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleOs efeitos da participação ativa da família na educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples