dc.contributor.author | Ribeiro, Antonia Ivaneide Mourão | pt_BR |
dc.contributor.other | Corrêa, Vanisse Simone Alves | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T12:49:19Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T12:49:19Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53067 | |
dc.description | Orientadora : Profª Dra. Vanisse Simone Alves Corrêa | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Para que possamos entender e obtermos mais conhecimento, em correlação da importância da relação família/escola, ao estudarmos e nos aprofundarmos sobre o papel da família no processo de ensino-aprendizagem. Com a análise percebemos que muitas de nossas crianças/adolescentes, apresentam dificuldades em sua aprendizagem, seja por fator cognitivo, psicológico e afetivo. Para que possa alcançar o sucesso a criança precisa sentir-se segura e amparada tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar. A escola e família têm por obrigação, elaborar estratégias que assegure a melhoria das condições de estudos. Para que haja sucesso esta parceria deve estar pautada na cultura democrática, onde toda a comunidade, deve buscar caminhos para torna-la cada vez mais competente e capaz de cumprir seu papel, que é de acolher as diversidades presentes na sala de aula. Para que a família possa contribuir, é necessário que a escola ouça o que os pais têm a dizer, e que eles sejam instruídos como auxiliar os estudantes no procedimento das atividades escolares. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e teve como suporte teórico principal os seguintes autores: Cury (2006), Estevão (2012), Polónia & Dessen (2005) e Lima (2009). Conclui-se que tanto a escola como a família precisam agir em conjunto para que a educação se efetive. Neste sentido, a escola deve propiciar atividades para inserir a família na rotina escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 14 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da participação ativa da família na educação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |