dc.contributor.advisor | Ribas, Luiz Cesar | pt_BR |
dc.contributor.author | Cordeiro, Tales Augusto Orcajo Demay | pt_BR |
dc.contributor.other | Carmo, Maristela Simões do | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Economia e Meio Ambiente | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-31T20:05:11Z | |
dc.date.available | 2018-10-31T20:05:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52867 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Luiz César Ribas | pt_BR |
dc.description | Co-orientadora: Profa. Dra. Maristela Simões do Carmo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Economia e Meio Ambiente | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No Brasil, a agricultura familiar representa a maior parte dos estabelecimentos
agrícolas, é responsável por 74,4% da mão de obra ocupada no campo e pela
manutenção da segurança alimentar. Entretanto, esses agricultores carecem
de investimentos e políticas públicas. Uma das propostas para superar estas
carências é o mecanismo de pagamentos por serviços ambientais (PSA), que
visa recompensar àqueles que ofertem serviços ambientais. Assim como
ocorre nas recentes políticas de Louveira onde a agricultura é
predominantemente familiar e voltada à fruticultura. Este trabalho objetivou
descrever o Programa Municipal de Incentivo a Fruticultura (PROMIF) e o
Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais de Louveira (PSAL),
relacioná-los com bases conceituais de PSA, além de analisar a percepção das
ações decorrentes na agricultura familiar. Para o levantamento dos programas
foram utilizados os textos legais, documentos e matérias encontradas ou
disponibilizados pelas secretarias, além de entrevistas realizadas com os
autores dos projetos. O estudo de caso utilizou como técnica a entrevista
semiestruturada. A amostra foi convencionada em 10 % dos participantes do
PROMIF. Ao final, foi realizada uma análise SWOT. Para o PROMIF,
recomenda-se a utilização do método de valoração do custo de oportunidade, a
conversão do mecanismo de pagamento em força produtiva sustentável e a
mudança para política redistributiva. Identificou-se a oportunidade de
ampliação do espectro de ação de ambos. Todos os beneficiários cumpriram
as metas estabelecidas e 42% consideraram que o PROMIF ajudou para a
permanência na atividade. A maioria dos agricultores pretende aderir ao PSAL.
O êxodo rural representa uma ameaça para ambos os programas de PSA. A
proposição de que o município utilize um selo de sustentabilidade potencializa
o caminho para práticas cada vez mais ecológicas como à agroecológica. Em
Louveira, os mecanismos de PSA têm potencial para, de maneira inovadora,
transformar o meio rural em um local que desperte interesses econômicos,
sociais e ambientais. | pt_BR |
dc.format.extent | 71 p. : il. (algumas color.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Frutas - Cultivo | pt_BR |
dc.title | Pagamento por serviços ambientais a agricultores familiares em Louveira - SP | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |