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    Educação permanente em saúde : proposta para a gestão do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná - COMESP

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    R - E - MAYRA MOREIRA ROCHA.pdf (1.155Mb)
    Data
    2016
    Autor
    Rocha, Mayra Moreira
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O Consórcio Público de Saúde é uma ferramenta que subsidia os municípios na gestão dos serviços de saúde, pois se baseia na descentralização político administrativa, na regionalização e na hierarquização da rede de serviços de saúde. No Paraná, existem 24 consórcios em funcionamento. Em 2012, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) lançou o Programa de Apoio aos Consórcios Públicos (COMSUS) tendo em vista o novo modelo de gestão e atenção à saúde implantada, as Redes de Atenção à Saúde (RAS). Dentre os consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) que se beneficiam deste programa, destaca-se o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) que faz parte da 2ª Regional de Saúde. O COMESP atende 27 municípios representados por seus prefeitos e tem como objetivo principal garantir a aplicação das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) em favor dos municípios consorciados, conforme os artigos 196 e 200 da Constituição Federal. Este consórcio presta consultas de especialidades e exames laboratoriais e de imagens a vários municípios que sozinhos não conseguem administrar o serviço de saúde. Além de contar com clínicas e hospitais credenciados para atendimento á população consorciada. Objetivou-se neste projeto técnico elaborar um plano de ação de educação permanente para gestores e profissionais envolvidos no processo de agendamento de consultas e exames. O projeto caracteriza-se como descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, a qual será realizada no COMESP, em Curitiba-Pr. A coleta de dados foi feita por meio de documentos analisados pelo Departamento de Regulação e Auditoria do COMESP. Este departamento constatou que os profissionais responsáveis pelo agendamento de consultas e exames tinham muitas dificuldades no processo de marcação, como, desconhecimento sobre os fluxos e protocolos do COMESP e falta de compreensão dos termos técnicos da anatomia e patologia humana. Estas dificuldades, por vezes, geram não conformidades, que, consequentemente, causam glosas, gastos desnecessários, ausência do cliente ao serviço de saúde e, principalmente, baixa qualidade no atendimento ao usuário do SUS. Diante disso, foi proposto um plano de ação denominado "Programa Mais", que consiste em um curso presencial com carga horária total de 10 horas, com participação obrigatória e direito a certificação. Os conteúdos programáticos do curso contemplarão quatro temas relacionados á situação-problema. No dia da capacitação, os alunos serão divididos em grupos, conforme a região, a fim de proporcionar melhor integração entre eles e maior aproveitamento do curso e discussão da realidade das cidades. Com este projeto, espera-se que a capacitação seja efetiva e reflita em melhorias, a médio e longo prazo, no processo de agendamento de consultas e exames. Aguarda-se a redução de 7% das não conformidades. Espera-se também a satisfação e motivação por parte de todos os envolvidos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/52776
    Collections
    • Gestão em saúde [218]

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