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dc.contributor.advisorWolff, Lillian Daisy Gonçalves, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.creatorCruz, Rafael Machadopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T19:46:02Z
dc.date.available2024-11-19T19:46:02Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52514
dc.descriptionOrientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolffpt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Saúdept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A voz tem importância nos processos de comunicação e relacionamento, acrescentando à linguagem nuances que expressam muito do conteúdo emocional envolvido nessas relações, além de ser um elemento que individualiza os sujeitos, através do qual nos tornamos únicos na forma de nos expressarmos. Para os professores a voz é o principal instrumento de trabalho, eles necessitam de uma voz capaz de atender a uma demanda vocal muito grande, aumentam a intensidade da voz para superar o ruído ambiental, sendo considerados, portanto de alto risco para o desenvolvimento de alterações vocais, o que leva ao prejuízo do seu desempenho no trabalho, além de eventualmente acarretar sequelas que comprometerão também a vida social desse profissional. Considerando esse cenário, o projeto em questão tem por finalidade propor um programa de intervenção que irá compor o Programa de Saúde Vocal para o Professor. Contando com um público alvo de 1.200 educadores da rede municipal de ensino de Paranaguá, a proposta em questão consiste em uma palestra, coleta de dados, análise dos dados, e eventual encaminhamento para diagnóstico e tratamento, pretendendo dessa forma contribuir para a melhora da saúde vocal dos professores, através de preparo e o uso correto da voz, e para melhora da qualidade de vida desses profissionais e também qualidade de ensino, uma vez que os professores estariam com a saúde vocal em dia. Como o programa de intervenção proposto possui também cunho educativo, espera-se que haja mudanças de hábitos deletérios por parte dos professores, prevenindo assim problemas de saúde vocal futuros e a redução de professores afastados por problemas de voz. Toda ação viabilizada pelo programa em questão terá efeitos na gestão pública, através da redução de gastos com remuneração de professores afastados por ordem médica, ou prejuízos com indenizações trabalhistas, além de reduzir também a falta de professores em sala de aula por motivos de saúde vocal.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectVoz - Cuidado e higienept_BR
dc.subjectVoz - Educação - Professorespt_BR
dc.titleFale Bem, Fale Baixinho : Programa de Saúde Vocal para o Professorpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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