dc.contributor.advisor | Peres, Aida Maris, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúde | pt_BR |
dc.creator | Carneiro, Nathalia Hammerschmidt Kolb | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T15:36:22Z | |
dc.date.available | 2025-03-12T15:36:22Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52505 | |
dc.description | Orientador : Aida Maris Peres | pt_BR |
dc.description | Projeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Saude | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A expectativa de vida dos idosos brasileiros está aumentando e, como consequência, aumenta-se o número de doenças, principalmente as não transmissíveis, nessa população. A síndrome da fragilidade é tema recente nas pesquisas nacionais e internacionais e trata-se do aumento da vulnerabilidade dos idosos aos efeitos adversos do ambiente. Tal síndrome pode ser identificada através da avaliação de cinco componentes físicos: diminuição da forma de preensão manual, velocidade da marcha reduzida, autorrelato de fadiga/exaustão, perda de peso não intencional e redução do nível de atividade física. A educação continuada dos profissionais de saúde é necessária para que a assistência voltada ao idoso seja específica e de qualidade. O objetivo do presente trabalho foi sensibilizar os profissionais de saúde, do Sistema Único de Saúde, para a avaliação da síndrome da fragilidade em idosos. Para o alcance do objetivo propôs-se a utilização de referencial metodológico que sugere a realização de oficinas em dinâmicas de grupo. Tal referencial aborda cinco passos: a escolha do tema; análise da demanda; pré - análise com escolha do "foco" e dos "temas-geradores"; enquadre; e planejamento flexível. A educação continuada proposta no presente projeto visa primeiramente a realização em apenas uma unidade de saúde de Curitiba-PR e, conforme sua viabilidade, a expansão para outras unidades de saúde da cidade. As atividades de educação permanente devem ocorrer com frequência nas instituições de saúde e atentar para este item é uma das funções do gestor em saúde. O aperfeiçoamento traz benefícios tanto para este que recebe o conhecimento e é capaz de transformar sua prática, quanto para aquele que é assistido e tem suas necessidades supridas. O gestor em saúde necessita criar oportunidades e espaço para que a educação permanente ocorra, bem como motivar a equipe para a participação desta. É necessário que ele observe a necessidade dos temas a serem abordados, mas é importante também que permita a sugestão de temas pelos profissionais da área. Com o envelhecimento populacional, a prevenção de dependências, incapacidades e fragilidade se torna item fundamental no plano assistencial do idoso, visto que a maioria desses indivíduos possuem condições de desenvolver um envelhecimento ativo e participativo na sociedade. Saber identificar os fatores de risco para fragilidade auxilia na manutenção da autonomia e independência dos idosos. A intervenção correta nos casos de fragilidade pode contribuir para a melhora da qualidade de vida desses indivíduos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Idosos - Cuidado e tratamento | pt_BR |
dc.subject | Idosos - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Profissionais de saúde | pt_BR |
dc.title | Sensibilização dos profissionais de saúde sobre a síndrome da fragilidade em idosos | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |