dc.contributor.author | Gabardo, Jane Elizabeth Avanci | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T17:41:59Z | |
dc.date.available | 2020-01-16T17:41:59Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52114 | |
dc.description | Orientadora : Marynelma Camargo Garanhan | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este estudo teve a intenção de compreender como as crianças da Educação Infantil participam do recreio junto às crianças do Ensino Fundamental. O objetivo foi observar e analisar como ocorre e como é a participação das crianças da Educação Infantil, da turma do Pré B, de 4/5 anos, da Escola Municipal Wenceslau Braz, do município de Curitiba, durante o segundo semestre de 2012, no período do recreio no turno da tarde, considerando que este acontece no mesmo horário e espaço das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso utilizei como referencial teórico os estudos de Kramer (1988) sobre a pré-escola. Soczek(2005) sobre a inclusão da Educação Infantil nas escolas de Ensino Fundamental. Cislaghi e Neto (2002) que abordam a sobre espaço/tempo destinado ao recreio nas escolas. Para a produção dos dados foi utilizado, como instrumentos de pesquisa: conversas informais, roda de conversa, fotografias e entrevistas. Através da análise dos dados foi possível verificar que: todas as crianças gostariam de ter outros recursos (brinquedos) no intervalo destinado ao recreio; os meninos aproveitam mais esse espaço/tempo para brincar; apenas algumas crianças interagem com as maiores, mesmo sentindo-se inseguras, elas encontram uma maneira, seja brincando ou cuidando quando essas choram. Os espaços mais frequentados por elas eram as laterais da cancha esportiva, pois a área central era predominantemente das crianças maiores. Suas brincadeiras eram muitas vezes sem orientação e sem uma finalidade clara, mas mesmo assim elas gostavam desse momento. Portanto conclui com o estudo que o recreio é um momento em que os alunos podem se autoorganizar e realizar atividades de acordo com seus interesses. As instituições de Ensino Fundamental que acolhem crianças da Educação Infantil deveriam estar atentas as características e necessidades dessas crianças também no período do recreio. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Recreio escolar | pt_BR |
dc.title | O recreio da educação infantil integrado ao ensino fundamental : a participação das crianças pequenas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |