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dc.contributor.authorGabardo, Jane Elizabeth Avancipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T17:41:59Z
dc.date.available2020-01-16T17:41:59Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/52114
dc.descriptionOrientadora : Marynelma Camargo Garanhanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo teve a intenção de compreender como as crianças da Educação Infantil participam do recreio junto às crianças do Ensino Fundamental. O objetivo foi observar e analisar como ocorre e como é a participação das crianças da Educação Infantil, da turma do Pré B, de 4/5 anos, da Escola Municipal Wenceslau Braz, do município de Curitiba, durante o segundo semestre de 2012, no período do recreio no turno da tarde, considerando que este acontece no mesmo horário e espaço das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso utilizei como referencial teórico os estudos de Kramer (1988) sobre a pré-escola. Soczek(2005) sobre a inclusão da Educação Infantil nas escolas de Ensino Fundamental. Cislaghi e Neto (2002) que abordam a sobre espaço/tempo destinado ao recreio nas escolas. Para a produção dos dados foi utilizado, como instrumentos de pesquisa: conversas informais, roda de conversa, fotografias e entrevistas. Através da análise dos dados foi possível verificar que: todas as crianças gostariam de ter outros recursos (brinquedos) no intervalo destinado ao recreio; os meninos aproveitam mais esse espaço/tempo para brincar; apenas algumas crianças interagem com as maiores, mesmo sentindo-se inseguras, elas encontram uma maneira, seja brincando ou cuidando quando essas choram. Os espaços mais frequentados por elas eram as laterais da cancha esportiva, pois a área central era predominantemente das crianças maiores. Suas brincadeiras eram muitas vezes sem orientação e sem uma finalidade clara, mas mesmo assim elas gostavam desse momento. Portanto conclui com o estudo que o recreio é um momento em que os alunos podem se autoorganizar e realizar atividades de acordo com seus interesses. As instituições de Ensino Fundamental que acolhem crianças da Educação Infantil deveriam estar atentas as características e necessidades dessas crianças também no período do recreio.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRecreio escolarpt_BR
dc.titleO recreio da educação infantil integrado ao ensino fundamental : a participação das crianças pequenaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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