dc.contributor.other | Rehme, Marta Francis Benevides, 1959- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Henriques, Maria Salete Zugliani | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T21:39:11Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T21:39:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51833 | |
dc.description | Orientador : Marta F. Benevides Rehme | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Existe um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na educação de profissionais de saúde frente à inadequação dos cursos em responder às demandas sociais. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional CNE/CES 2014, que estabelece os princípios, os fundamentos e as finalidades da formação em Medicina, as escolas médicas no Brasil passam por uma reformulação . O processo de mudança traz inúmeros desafios. Contrapondo-se à prática corrente do ensino tradicional, a visão construtivista coloca o professor no papel de provocador do raciocínio do aluno. Assim, valoriza experiências concretas e problematizadoras e também desenvolve diferentes processos mentais que o leve a uma aprendizagem significativa. A intenção é promover a integração de conteúdos (utilizando diferentes processos mentais) e ultrapassar a memorização de diagnósticos baseados em sinais e sintomas. Este artigo busca, com base em trabalhos de pesquisadores e na experiência da autora, desenvolver uma reflexão sobre as possibilidades e limites de inovação pedagógica na aplicação da metodologia P.B.L. [problem based learning] na disciplina de AIS [atenção integral à saúde] do departamento de saúde coletiva da UFPR. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Saude comunitaria | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aplicabilidade da metodologia P.B.L. [Problem Based Learning] na disciplina A.I.S. [Atenção Integral à Saúde] | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |