Mostrar registro simples

dc.contributor.otherRehme, Marta Francis Benevides, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorHenriques, Maria Salete Zuglianipt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T21:39:11Z
dc.date.available2025-06-27T21:39:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51833
dc.descriptionOrientador : Marta F. Benevides Rehmept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Existe um reconhecimento internacional da necessidade de mudança na educação de profissionais de saúde frente à inadequação dos cursos em responder às demandas sociais. Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional CNE/CES 2014, que estabelece os princípios, os fundamentos e as finalidades da formação em Medicina, as escolas médicas no Brasil passam por uma reformulação . O processo de mudança traz inúmeros desafios. Contrapondo-se à prática corrente do ensino tradicional, a visão construtivista coloca o professor no papel de provocador do raciocínio do aluno. Assim, valoriza experiências concretas e problematizadoras e também desenvolve diferentes processos mentais que o leve a uma aprendizagem significativa. A intenção é promover a integração de conteúdos (utilizando diferentes processos mentais) e ultrapassar a memorização de diagnósticos baseados em sinais e sintomas. Este artigo busca, com base em trabalhos de pesquisadores e na experiência da autora, desenvolver uma reflexão sobre as possibilidades e limites de inovação pedagógica na aplicação da metodologia P.B.L. [problem based learning] na disciplina de AIS [atenção integral à saúde] do departamento de saúde coletiva da UFPR.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectSaude comunitariapt_BR
dc.titleAvaliação da aplicabilidade da metodologia P.B.L. [Problem Based Learning] na disciplina A.I.S. [Atenção Integral à Saúde]pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples