dc.contributor.advisor | Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico | pt_BR |
dc.creator | Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T21:19:30Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T21:19:30Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51830 | |
dc.description | Orientador : Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: As tecnologias da informação e comunicação na produção e distribuição de conhecimentos têm produzido grande impacto na cultura e no ensino médico. Apesar de estarem presentes há décadas e serem muito difundidas, há falta de preparação e treinamento dos docentes. OBJETIVO: Demonstrar a utilidade das tecnologias de informação e comunicação no estágio obrigatório de Pediatria do curso de Medicina na otimização do tempo e organização do aprendizado no cuidado à saúde dos adolescentes. MÉTODO: Elaboração do plano da aula sobre a consulta do adolescente, seguido de solicitação de apoio ao Núcleo de Educação à Distância do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (EaD/SEPT) da Universidade Federal do Paraná, preenchimento do roteiro da orientação do atendimento conforme o modelo do serviço e agendamento da gravação de dois vídeos com a equipe do Núcleo de EaD/SEPT. Após as gravações, finalizou-se com a edição dos vídeos e inserção de material complementar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Foi realizado então o cadastramento na plataforma Moodle dos alunos do 6º ano do Curso de Medicina do Complexo Hospital de Clínicas da referida universidade. O controle de acessos aos vídeos/ material e a interação entre alunos e preceptores do estágio com comentários e dúvidas farão parte da avaliação dos doutorandos. RESULTADOS: A orientação do atendimento será disponibilizada na plataforma Moodle para os alunos viabilizando a otimização do tempo de atendimento no Ambulatório dos Adolescentes para a discussão de diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes atendidos, além da organização do estudo on line sobre o tema no período conveniente. CONCLUSÃO: O uso de tecnologias da informação e comunicação inovará a capacitação dos alunos do curso de Medicina do 6º ano durante o estágio obrigatório da Pediatria para a abordagem médica do adolescente e da sua família. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino medico | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Passo a passo : uso de tecnologia da informação e comunicação no estágio obrigatório do curso de medicina | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |