Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.creatorBermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veledapt_BR
dc.date.accessioned2025-06-27T21:19:30Z
dc.date.available2025-06-27T21:19:30Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51830
dc.descriptionOrientador : Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soarespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: As tecnologias da informação e comunicação na produção e distribuição de conhecimentos têm produzido grande impacto na cultura e no ensino médico. Apesar de estarem presentes há décadas e serem muito difundidas, há falta de preparação e treinamento dos docentes. OBJETIVO: Demonstrar a utilidade das tecnologias de informação e comunicação no estágio obrigatório de Pediatria do curso de Medicina na otimização do tempo e organização do aprendizado no cuidado à saúde dos adolescentes. MÉTODO: Elaboração do plano da aula sobre a consulta do adolescente, seguido de solicitação de apoio ao Núcleo de Educação à Distância do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (EaD/SEPT) da Universidade Federal do Paraná, preenchimento do roteiro da orientação do atendimento conforme o modelo do serviço e agendamento da gravação de dois vídeos com a equipe do Núcleo de EaD/SEPT. Após as gravações, finalizou-se com a edição dos vídeos e inserção de material complementar no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. Foi realizado então o cadastramento na plataforma Moodle dos alunos do 6º ano do Curso de Medicina do Complexo Hospital de Clínicas da referida universidade. O controle de acessos aos vídeos/ material e a interação entre alunos e preceptores do estágio com comentários e dúvidas farão parte da avaliação dos doutorandos. RESULTADOS: A orientação do atendimento será disponibilizada na plataforma Moodle para os alunos viabilizando a otimização do tempo de atendimento no Ambulatório dos Adolescentes para a discussão de diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes atendidos, além da organização do estudo on line sobre o tema no período conveniente. CONCLUSÃO: O uso de tecnologias da informação e comunicação inovará a capacitação dos alunos do curso de Medicina do 6º ano durante o estágio obrigatório da Pediatria para a abordagem médica do adolescente e da sua família.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEnsino medicopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titlePasso a passo : uso de tecnologia da informação e comunicação no estágio obrigatório do curso de medicinapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples