Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBelotto, Maristela do Rociopt_BR
dc.contributor.authorWeigert, Simone Plancapt_BR
dc.contributor.otherGodoy, José Luiz dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médicopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T15:56:58Z
dc.date.available2022-09-19T15:56:58Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51826
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Luiz de Godoypt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias da Saúde, Curso de Especialização em Ensino Médico.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Objetivo: verificar as estratégias de ensino que estão sendo discutidas e utilizadas no contexto educacional nacional em cursos de graduação, e também como tem desenvolvido sua aplicação e os resultados alcançados para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologia: a pesquisa foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicas como o Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal da CAPES utilizando descritores e palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Resultados: foram selecionados para o desenvolvimento do estudo 15 artigos científicos que se encontravam dentro dos critérios de inclusão pré estabelecidos;.e a partir da análise dos mesmos elaborou-se um quadro sintético contendo dados sobre o ano, autor, objetivos e resultados e ou conclusões. Entre os artigos selecionados, os principais objetivos apresentados foram identificar e analisar as estratégias de ensino utilizadas em cursos de graduação e em ambientes virtuais de ensino, avaliando como os graduandos percebem estas estratégias de ensino e aprendizagem. Conclusões: Ao se proceder à análise e interpretação das pesquisas selecionadas bem como seus resultados pode-se desenvolver um panorama geral sobre as estratégias de ensino que são mais empregadas nos cursos de graduação e disponibilizar material significativo para fundamentar o tema pesquisado. Os estudos pesquisados mostram também que, paralelamente à adoção de novas estratégias de ensino, a tendência é buscar por um pensamento crítico e por uma atitude mais ativa por parte do graduando no processo de aprendizagem, pois isto se caracteriza como um dos objetivos das próprias estratégias de ensino que têm sido utilizadas ao longo dos anos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação medicapt_BR
dc.subjectModelos educacionaispt_BR
dc.titleEstratégias de ensino em cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples