Gestão humanizada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) : uma proposta de ação na saúde do trabalhador
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem por objetivo geral propor ações frente à gestão humanizada entre profissionais de saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matriz Curitiba/PR e como objetivos específicos propor ações frente às condições de trabalho e coping e estratégias de valorização no ambiente de trabalho e sugerir a implantação das ações propostas pela Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS). Frente a uma rotina extenuante, os profissionais de saúde estão expostos ao estresse ocupacional e a desmotivação no trabalho, comprometendo o rendimento no trabalho, mas principalmente sua qualidade de vida. A atuação do gestor é fundamental para que a humanização aconteça rotineiramente, onde não somente o resultado em números deve ser a prioridade da gestão, mas também desenvolver um olhar humanizado, para que o profissional de saúde possa ser valorizado no seu ambiente de trabalho. Tornase possível a implantação de ações que envolvam a participação de todos, com atividades de lazer e entretenimento, promovendo saúde e bem ao profissional de saúde. Ações simples como compartilhar um livro, ter um tempo e abertura para conversar e expor sugestões ao gestor, promover ambiente saudável com o dia da fruta buscam melhorar o clima organizacional, valorizar o trabalhador além do seu lado profissional, mas pensando em sua saúde e bem estar, integrar a equipe possibilitando momentos de descontração e troca de experiências de vida, além de investir na formação e capacitação do profissional de saúde, que precisa se reciclar constantemente. Cabe ao gestor facilitar a implantação dessas ações, sendo o protagonista do olhar humanizado juntamente com sua equipe.
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