dc.contributor.advisor | Dias, Aline da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Klechovicz, Vera Lucia Olos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:36:05Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:36:05Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51602 | |
dc.description | Orientador : | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Com o presente trabalho objetiva-se refletir acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, com a pretensão de compreender a contribuição da proposta denominada pelo professor Juarez Sofiste como a metodologia da Investigação Dialógica, baseada nos princípios socráticos do filosofar para com esses jovens alunos. No capítulo 1, procura-se mostrar a educação na atualidade e a necessidade de uma metodologia dentro da disciplina de Filosofia que encante e incentive o jovem adolescente, aluno do ensino médio a filosofar. No capítulo 2, pesquisa-se a história da Filosofia, a sua ausência e presença na educação brasileira. No capítulo 3 estuda-se a história de Sócrates a fim de conhecer a contribuição da Investigação Dialógica como metodologia para o ensino de Filosofia no ensino médio. Chegando, enfim, a conclusão que o método da Investigação Dialógica é um método que, utilizado com seriedade, pode sim propiciar ao aluno do ensino médio o filosofar com fundamentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Filosofos pre-socraticos | pt_BR |
dc.subject | Sócrates | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem da filosofia no ensino médio : a possibilidade do diálogo como método | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |