Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Aline da Silvapt_BR
dc.contributor.authorKlechovicz, Vera Lucia Olospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-08T18:36:05Z
dc.date.available2021-02-08T18:36:05Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51602
dc.descriptionOrientador :pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com o presente trabalho objetiva-se refletir acerca do ensino de Filosofia no ensino médio, com a pretensão de compreender a contribuição da proposta denominada pelo professor Juarez Sofiste como a metodologia da Investigação Dialógica, baseada nos princípios socráticos do filosofar para com esses jovens alunos. No capítulo 1, procura-se mostrar a educação na atualidade e a necessidade de uma metodologia dentro da disciplina de Filosofia que encante e incentive o jovem adolescente, aluno do ensino médio a filosofar. No capítulo 2, pesquisa-se a história da Filosofia, a sua ausência e presença na educação brasileira. No capítulo 3 estuda-se a história de Sócrates a fim de conhecer a contribuição da Investigação Dialógica como metodologia para o ensino de Filosofia no ensino médio. Chegando, enfim, a conclusão que o método da Investigação Dialógica é um método que, utilizado com seriedade, pode sim propiciar ao aluno do ensino médio o filosofar com fundamentos.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFilosofos pre-socraticospt_BR
dc.subjectSócratespt_BR
dc.titleA aprendizagem da filosofia no ensino médio : a possibilidade do diálogo como métodopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples