Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.creatorSilva, Rosangela Garcia dapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T20:02:35Z
dc.date.available2024-12-09T20:02:35Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51581
dc.descriptionOrientador : José Wladimir Freitas da Fonsecapt_BR
dc.descriptionTrabalho (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta proposta versa a respeito de ações para potencializar o favorecimento da aculturação de um raciocínio e posicionamento crítico pautado em evidências, através do fazer docente. Busca diagnosticar a perspectiva dos profissionais envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME-Curitiba), com relação à participação em evento de formação docente sobre o "Pensamento Crítico", fundamentado em evidências. Objetiva construir uma alternativa para propor esse evento. Na análise da legislação e documentos educacionais, constatam-se referências ao desenvolvimento das habilidades críticas, aspecto que já vem sendo contemplado. Porém, verifica-se não haver um tratamento mais pontual na instância da formação docente. Identifica-se, a necessidade de se prover eventos de formação nesse sentido. Assim, esses profissionais poderão contar com melhor suporte para veicular esses saberes no seu fazer. Defende-se que essa habilidade pode ser construída, e que a prática docente pode veicular essas técnicas. A indústria e a inteligência de argumentos consistentes, justificados por evidências suficientemente intensas em força, geram um posicionamento independente. O exercício das habilidades críticas nos anos escolares incide na futura atuação na realidade social e na articulação de conhecimentos, que lidera soluções inovadoras. Potencializar o favorecimento da aculturação dessa habilidade pode produzir efeitos sobremaneira importantes na sociedade. Trata-se de uma habilidade necessária para todas as áreas do conhecimento, que suscita a autonomia crítica-intelectual. Dada a relevância da disciplina, e na medida em que a atuação crítica nos variados contextos depende do raciocínio crítico pautado em evidências, um evento para a formação docente se revela imprescindível. Estima-se montantes pouco significativos frente aos benefícios gerados. Recomenda-se alianças estratégicas e submissão de projetos para a captação de recursos. Sugere-se um projeto piloto para a EJA - SME - Curitiba; ações ampliadas para outros entes federados e expandidas para o âmbito nacional; subsequentemente um programa de disponibilização em caráter permanente. É preciso legislar para que haja respaldo jurídico. O projeto contempla pontualmente a difusão de técnicas para o posicionamento crítico baseado em evidências via fazer docente. É direcionado para o setor educacional, a atividade democrática participativa e letramento metacientífico1 , entre outros benefícios. O estudo demonstra a relevância do recurso com fulcro na formação e no fazer docente, como instrumento político-estratégico na Administração Pública; e que a capacidade da criticidade fundamentada clama por olhares cuidadosos e tratamento apropriado, frente ao seu sobejo potencial para o desenvolvimento federativo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleAções para potencializar o favorecimento da aculturação do posicionamento crítico pautado em evidências, através do fazer docentept_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples