• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão pública municipal
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Sociais e Aplicadas
    • Gestão pública municipal
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ações para potencializar o favorecimento da aculturação do posicionamento crítico pautado em evidências, através do fazer docente

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROSANGELA GARCIA DA SILVA.pdf (781.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Silva, Rosangela Garcia da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta proposta versa a respeito de ações para potencializar o favorecimento da aculturação de um raciocínio e posicionamento crítico pautado em evidências, através do fazer docente. Busca diagnosticar a perspectiva dos profissionais envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME-Curitiba), com relação à participação em evento de formação docente sobre o "Pensamento Crítico", fundamentado em evidências. Objetiva construir uma alternativa para propor esse evento. Na análise da legislação e documentos educacionais, constatam-se referências ao desenvolvimento das habilidades críticas, aspecto que já vem sendo contemplado. Porém, verifica-se não haver um tratamento mais pontual na instância da formação docente. Identifica-se, a necessidade de se prover eventos de formação nesse sentido. Assim, esses profissionais poderão contar com melhor suporte para veicular esses saberes no seu fazer. Defende-se que essa habilidade pode ser construída, e que a prática docente pode veicular essas técnicas. A indústria e a inteligência de argumentos consistentes, justificados por evidências suficientemente intensas em força, geram um posicionamento independente. O exercício das habilidades críticas nos anos escolares incide na futura atuação na realidade social e na articulação de conhecimentos, que lidera soluções inovadoras. Potencializar o favorecimento da aculturação dessa habilidade pode produzir efeitos sobremaneira importantes na sociedade. Trata-se de uma habilidade necessária para todas as áreas do conhecimento, que suscita a autonomia crítica-intelectual. Dada a relevância da disciplina, e na medida em que a atuação crítica nos variados contextos depende do raciocínio crítico pautado em evidências, um evento para a formação docente se revela imprescindível. Estima-se montantes pouco significativos frente aos benefícios gerados. Recomenda-se alianças estratégicas e submissão de projetos para a captação de recursos. Sugere-se um projeto piloto para a EJA - SME - Curitiba; ações ampliadas para outros entes federados e expandidas para o âmbito nacional; subsequentemente um programa de disponibilização em caráter permanente. É preciso legislar para que haja respaldo jurídico. O projeto contempla pontualmente a difusão de técnicas para o posicionamento crítico baseado em evidências via fazer docente. É direcionado para o setor educacional, a atividade democrática participativa e letramento metacientífico1 , entre outros benefícios. O estudo demonstra a relevância do recurso com fulcro na formação e no fazer docente, como instrumento político-estratégico na Administração Pública; e que a capacidade da criticidade fundamentada clama por olhares cuidadosos e tratamento apropriado, frente ao seu sobejo potencial para o desenvolvimento federativo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51581
    Collections
    • Gestão pública municipal [197]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV