dc.contributor.advisor | Paschoal, Antonio Edmilson, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontana, Valmir Coqueiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T12:49:56Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T12:49:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51464 | |
dc.description | Orientador: Prof. Antonio Edmilson Paschoal | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre a educação desde a Grécia antiga, enfatizando a educação prussiana, fazendo-se um percurso até a educação brasileira dos nossos dias e as mazelas que perpetuam no sistema educacional e na formação e prática dos professores (as), educadores (as), em específico os que atuam na disciplina de Filosofia, foco de interesse deste estudo. Ao trazer a discussão à luz da história e de autores que tratam o tema, pretende-se pontuar a necessidade de que o (a) professor (a) seja educado (a) para então, mudar a educação brasileira. Para maior embasamento ao pensamento deste autor, recorreu-se aos escritos de Nietzsche sobre as transmutações (metamorfoses) do espírito para assim evidenciar a necessidade de mudanças do próprio professor nas suas atitudes e práticas para que possa então, realizar mudanças em sala de aula. Propõe-se um modelo de plano de aula de Filosofia, detalhado em momentos distintos de modo a orientar e sugerir práticas que privilegiem a autoria e a autonomia dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Educar os mestres para mudar a educação brasileira | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |