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dc.contributor.advisorKatuta, Angela Massumi, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.creatorMartins, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T12:37:12Z
dc.date.available2023-05-29T12:37:12Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51420
dc.descriptionOrientadora : Ângela Massumi Katutapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho é o resultado de uma reflexão que tivemos no início do I Colóquio de Educação Ambiental do Litoral do Paraná e confirmou-se com a leitura dos resumos dos trabalhos apresentados no mesmo. Tendo em vista o tema do Colóquio (e que a maioria dos trabalhos apresentados são de estudantes da Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis), nos deparamos com intervenções girando em torno de temas recorrentes: reciclagem, economia de água e luz, hortas, compostagem, cuidado com os espaços, dentre outros temas repetitivos. A partir da percepção da dificuldade que muitos têm em repensar e ressignificar a Educação Ambiental, iniciamos as leituras e discussões para compreender de onde provêm essa lógica de que a educação ambiental se resume em colocar lixeiras coloridas espalhadas pelos lugares, sem refletir sobre toda a temática socioambiental envolvida, tanto quanto como funcionam as políticas públicas referentes a Coleta de Resíduos Sólidos, e como funciona a destinação final dos resíduos em seu município. Isentando-se da responsabilidade final da destinação que também é de todos, de acordo com aquele velho pensamento: "A minha parte eu fiz (separação)", "Se o caminhão de coleta mistura os resíduos, isso já não é problema meu". Gostaríamos de apresentar alternativas que podem e devem ser utilizadas ao ensinar, trabalhar, aprender e ressignificar a Educação Ambiental junto à sociedade. No presente trabalho discutimos os temas dos resumos lidos e apresentamos uma sugestão de tema relevante e pouco estudado: o bem-estar animal, o qual, infelizmente, sequer é citado na Política Nacional de Educação Ambiental.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectDefesa animalpt_BR
dc.titleAlternativas para educação ambiental : bem-estar animalpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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