dc.contributor.advisor | Katuta, Angela Massumi, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.creator | Martins, Caroline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T12:37:12Z | |
dc.date.available | 2023-05-29T12:37:12Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51420 | |
dc.description | Orientadora : Ângela Massumi Katuta | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho é o resultado de uma reflexão que tivemos no início do I Colóquio de Educação Ambiental do Litoral do Paraná e confirmou-se com a leitura dos resumos dos trabalhos apresentados no mesmo. Tendo em vista o tema do Colóquio (e que a maioria dos trabalhos apresentados são de estudantes da Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis), nos deparamos com intervenções girando em torno de temas recorrentes: reciclagem, economia de água e luz, hortas, compostagem, cuidado com os espaços, dentre outros temas repetitivos. A partir da percepção da dificuldade que muitos têm em repensar e ressignificar a Educação Ambiental, iniciamos as leituras e discussões para compreender de onde provêm essa lógica de que a educação ambiental se resume em colocar lixeiras coloridas espalhadas pelos lugares, sem refletir sobre toda a temática socioambiental envolvida, tanto quanto como funcionam as políticas públicas referentes a Coleta de Resíduos Sólidos, e como funciona a destinação final dos resíduos em seu município. Isentando-se da responsabilidade final da destinação que também é de todos, de acordo com aquele velho pensamento: "A minha parte eu fiz (separação)", "Se o caminhão de coleta mistura os resíduos, isso já não é problema meu". Gostaríamos de apresentar alternativas que podem e devem ser utilizadas ao ensinar, trabalhar, aprender e ressignificar a Educação Ambiental junto à sociedade. No presente trabalho discutimos os temas dos resumos lidos e apresentamos uma sugestão de tema relevante e pouco estudado: o bem-estar animal, o qual, infelizmente, sequer é citado na Política Nacional de Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Gestão integrada de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Defesa animal | pt_BR |
dc.title | Alternativas para educação ambiental : bem-estar animal | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |