Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Sergio Luis dopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Romilda Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T17:10:58Z
dc.date.available2019-10-23T17:10:58Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/51362
dc.descriptionOrientador : Sérgio Luís do Nascimentopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o exercício de práticas positivas acerca da historia e cultura africana e afro-brasileira que possibilitem a construção e a afirmação da identidade negra, em crianças e adolescentes negros e afrodescendentes, na realidade das salas de aula das escolas públicas. Inicialmente discorrerá sobre a constatação de práticas e atos de discriminação e racismo no momento histórico atual, e sobre a lei 10 639/03, sua obrigatoriedade e dificuldades de sua implementação devido a fatores como: desconhecimento do corpo docente sobre o conteúdo estabelecido pela lei, falha da educação superior dos docentes; a falsa concepção da democracia racial presente no imaginário popular; o conceito de uma única cultura, a cultura eurocêntrica para a educação implantada desde os primórdios da formação da sociedade brasileira; a negação e desvalorização de outro modelo de cultura, no caso, africana, como meio de disseminar atitudes e atos de discriminação e racismo. Em seguida, é abordado o conceito de construção de identidade, segundo alguns autores da psicologia psicossocial. E, enfim, há um convite para o debate e para a reflexão de como práticas positivas, em sala de aula, no enfoque da história e culturas africana e afro brasileira podem contribuir para a construção, fortalecimento e o empoderamento da identidade negra.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper proposes some reflections on the exercise of good practices about the history and African culture and african-Brazilian to enable the construction and affirmation of black identity in children and adolescents black and African descent, in the reality of classrooms in public schools. Initially discusses the realization practices and acts of discrimination and racism in the current historical moment, and the law 10 639/03, its obligation and difficulties to implement it due to factors such as faculty ignorance of the content established by law, failure of higher education teachers, the false conception of racial democracy present in the popular imagination, the concept of a single culture, Eurocentric culture for education implemented since the beginning of the formation of Brazilian society, denial and devaluation of another culture model in this case, African, as a means of disseminating attitudes and acts of discrimination and racism. It is then discussed the concept of building identity according to some authors psychosocial psychology. And finally, there is an invitation to the debate and reflection of how positive practices in the classroom, the focus of history and African and african-Brazilian cultures, can contribute to building, strengthening and empowerment of black identity.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectRelações etnicaspt_BR
dc.titlePosturas positivas e construção da identidade negrapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples