• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação das relações étnico-raciais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Posturas positivas e construção da identidade negra

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ROMILDA OLIVEIRA SANTOS.pdf (923.3Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Santos, Romilda Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho propõe algumas reflexões sobre o exercício de práticas positivas acerca da historia e cultura africana e afro-brasileira que possibilitem a construção e a afirmação da identidade negra, em crianças e adolescentes negros e afrodescendentes, na realidade das salas de aula das escolas públicas. Inicialmente discorrerá sobre a constatação de práticas e atos de discriminação e racismo no momento histórico atual, e sobre a lei 10 639/03, sua obrigatoriedade e dificuldades de sua implementação devido a fatores como: desconhecimento do corpo docente sobre o conteúdo estabelecido pela lei, falha da educação superior dos docentes; a falsa concepção da democracia racial presente no imaginário popular; o conceito de uma única cultura, a cultura eurocêntrica para a educação implantada desde os primórdios da formação da sociedade brasileira; a negação e desvalorização de outro modelo de cultura, no caso, africana, como meio de disseminar atitudes e atos de discriminação e racismo. Em seguida, é abordado o conceito de construção de identidade, segundo alguns autores da psicologia psicossocial. E, enfim, há um convite para o debate e para a reflexão de como práticas positivas, em sala de aula, no enfoque da história e culturas africana e afro brasileira podem contribuir para a construção, fortalecimento e o empoderamento da identidade negra.
     
    Abstract : This paper proposes some reflections on the exercise of good practices about the history and African culture and african-Brazilian to enable the construction and affirmation of black identity in children and adolescents black and African descent, in the reality of classrooms in public schools. Initially discusses the realization practices and acts of discrimination and racism in the current historical moment, and the law 10 639/03, its obligation and difficulties to implement it due to factors such as faculty ignorance of the content established by law, failure of higher education teachers, the false conception of racial democracy present in the popular imagination, the concept of a single culture, Eurocentric culture for education implemented since the beginning of the formation of Brazilian society, denial and devaluation of another culture model in this case, African, as a means of disseminating attitudes and acts of discrimination and racism. It is then discussed the concept of building identity according to some authors psychosocial psychology. And finally, there is an invitation to the debate and reflection of how positive practices in the classroom, the focus of history and African and african-Brazilian cultures, can contribute to building, strengthening and empowerment of black identity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51362
    Collections
    • Educação das relações étnico-raciais [102]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV