A formação/capacitação de professores e o trabalho com o conhecimento matemático no município de Curitiba-PR
Resumo
Resumo : O contexto desta pesquisa é a formação e capacitação de professores e o conhecimento matemático na Educação Infantil. Tem como objetivo investigar o processo de formação e capacitação dos professores atuantes na Educação Infantil para o trabalho com o Conhecimento Matemático na Prefeitura Municipal de Curitiba a partir do ano de 2004. Apresenta reflexões de teóricos importantes sobre a Educação Infantil e as especificações de legislações vigentes, como a Constituição Federal de 1988, Lei nº. 9.394/96, Lei 11.738/08, Resolução nº 2, de 28 de maio de 2009, Lei Nº 10190/2001 e Lei Complementar 103/2004. Aborda o percurso histórico da Educação Infantil que, de assistencialista e filantrópica, nos dias atuais é entendida como um espaço privilegiado de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos. Também aborda de forma mais ampla a educação, a práxis pedagógica, a formação de professores e a matemática no contexto da Educação Infantil. É uma pesquisa diagnóstica de abordagem qualitativa, realizada através de levantamentos de dados e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos foram: a Secretaria Municipal de Educação (SME), através dos pedagogos da Educação Infantil atuantes no Departamento de Educação Infantil; a coordenadora da Capacitação de Professores da Educação Infantil; as equipes de pedagogos da Educação Infantil de quatro Núcleos Regionais de Educação distintos. Esta pesquisa permitiu evidenciar que o modelo de formação/capacitação ofertado pela secretaria Municipal de Educação trabalha com focos formativos anuais,o que não foi considerado como um aspecto positivo pelos participantes, uma vez que o tema de um determinado ano não é mais tratado nos anos seguintes, o que distancia o processo de formação das reais necessidades dos professores. Evidenciou também que o processo de formação/capacitação está muito centrado em leituras de texto e não tem como foco a prática propriamente dita, o que foi considerado outro aspecto pouco positivo pelos entrevistados. Embora esse modelo de formação tenha iniciado em 2004, o Conhecimento Matemático somente foi foco de estudos nos anos de 2011/2012.