dc.contributor.advisor | Oliveira, Wilson de | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Luana Eduarda de Moura | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T18:31:46Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T18:31:46Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51024 | |
dc.description | Orientador: Prof.º Ms. Wilson de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo revela as abordagens para o ensino de Filosofia a partir da obra de Foucault: Vigiar e Punir. A pesquisa buscou promover a reflexão acerca do conceito de disciplina para a apresentação e trabalho no Ensino médio. Para a análise dos dados seguiu-se as ideias de Guido; Gallo; e Kohan (2013). Também buscou-se apoio teórico nos estudos de Foucault (2009), Chaui (2010), Alves (2002), Araújo (2009), Candiotto (2014), Habermas (1987), Rouanet (1997), Branco (2015), Pires (1999) e Carvalho (2013), entre outros. Foram analisadas ainda as normatizações para o ensino de Filosofia no Ensino Médio através da contextualização de várias abordagens para o ensino da disciplina. Enfim, o tema foi escolhido em função da relevância do autor, considerado à frente de seu tempo. O presente estudo apresenta uma das possíveis alternativas para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 - Filosofia | pt_BR |
dc.title | Abordagens para o ensino de filosofia a partir da obra de Foucault : Vigiar e punir | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |