• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A participação infantil na gestão de um centro municipal de educação infantil na cidade de Curitiba : um novo olhar sobre a contribuição da criança

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VANESSA DE SOUSA LIMA MARTINEZ.pdf (823.5Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Martinez, Vanessa de Sousa Lima
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho busca compreender como as vozes das crianças contribuíram no processo de gestão do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado em Curitiba, PR. Tal interesse de investigação, delineado ao correr da experiência profissional da pesquisadora, tomou forma durante o curso de especialização. Considerou-se como premissa para esta pesquisa a ideia da criança como centro do planejamento curricular, contida no 4º artigo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). O esforço se volta para responder a algumas questões relacionadas à promoção da formação participativa e crítica das crianças, mais especificamente, no que diz respeito ao projeto intitulado "A voz da criança". Projeto este que é desenvolvido na unidade desde o final do ano de 2008, com o objetivo de oportunizar uma experiência de participação das crianças, entre 3 e 5 anos de idade, no processo de gestão, incluindo algumas tomadas de decisões. O objetivo central é observar e captar as ideias das crianças neste processo, contudo, a inquietação que moveu este estudo foi: como garantir que o processo de escuta da criança se concretize e, ao mesmo tempo, proporcionar a efetiva participação das crianças na tomada de decisões? Na busca pela resposta, esta pesquisa selecionou duas reuniões do projeto "A voz da criança", áudio-gravadas em tempos distintos e analisadas de acordo com o aporte teórico do campo da pedagogia e da sociologia da infância. É possível constatar que a experiência de participação da criança na gestão da instituição demanda compromisso, sensibilidade, conhecimento e disposição dos adultos envolvidos, para que as ideias e propostas infantis sejam valorizadas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/51017
    Collections
    • Docência na educação infantil [65]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV