| dc.contributor.author | Capponi, Luciane Aparecida Moraes | pt_BR |
| dc.contributor.other | Knoblauch, Adriane, 1975- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2020-01-16T16:23:58Z | |
| dc.date.available | 2020-01-16T16:23:58Z | |
| dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/51007 | |
| dc.description | Orientadora : Adriane Knoblauch | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho aborda o tema: o que dizem as crianças da educação infantil sobre a escrita, analisando durante as interações, nas realizações das atividades propostas, o que a criança pensa sobre a escrita e como ela se apropria desta linguagem. As referências que embasaram estas reflexões trazem autores como: BAPTISTA (2010); BRITTO (2005); SOARES (1998; 2001; 2004; 2009); FARIA (2007); FERREIRO (2011b); PERES (2012); TFOUNI (2006) que contribuiram com a conceituação de Alfabetização, Letramento e Cultura escrita. VYGOTSKY (2007) nos relata como surge a linguagem escrita e o seu simbolismo e como as crianças formulam conceitos sobre sua aprendizagem através de seus estudos sobre a elaboração conceitual. FERREIRO (2011a e 2011b) trata da apropriação da linguagem e seus estágios. Este trabalho tem como objetivo compreender qual o significado da linguagem escrita para criança. O foco da pesquisa foram 11 crianças na faixa etária entre três e quatro anos. Os dados foram coletados, a partir de observações e conversas com as crianças durante algumas atividades que envolviam a linguagem escrita. A turma foi acompanhada por um período de seis meses e esta observação aconteceu em um CMEI de São José dos Pinhais. Após análise dos dados, observamos que as crianças, embora no início do processo de aquisição da escriita e em diferentes estágios, têm suas hipóteses sobre a escrita e seu próprio significado enquanto função social, além de reconhecerem o prestígio que a escrita confere ao alfabetizado/letrado. Possibilitar a linguagem escrita à criança da educação infantil é garantir o direito de vivenciar e explorar esta linguagem e a partir desta vivência construir seu conhecimento, criar hipóteses e ter autonomia quanto à apropriação da linguagem escrita. | pt_BR |
| dc.format.extent | 40 p. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.title | O que dizem as crianças da educação infantil sobre a escrita | pt_BR |
| dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |