O processo de ampliação do tempo destinado à formação continuada de professores no municipio de Piraquara/PR e suas repercussões no ensino da leitura e da escrita : um estudo de caso na educação infantil
Resumo
Resumo : A análise desenvolvida tem o objetivo de perceber a importância dos projetos de formação continuada centrados no CMEI, no que se refere à leitura e escrita na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada num Centro Municipal de Educação Infantil no Município de Piraquara, que atende oitenta e três crianças, na faixa etária de três a cinco anos de idade e que participa de um projeto piloto, proposto pelo município, que prevê 50% de hora atividade. Para que esta pesquisa acontecesse, foi realizado levantamento bibliográfico sobre formação continuada e leitura e escrita na Educação Infantil, bem como uma breve retomada histórica sobre o conceito de infância; foram realizados, também, questionários para identificar o perfil das professoras, entrevistas e observações para verificar como a formação continuada ocorreu no CMEI. Foram acompanhadas, mais atentamente, duas professoras. Foi possível perceber que ambas trabalham considerando a criança como um ser capaz de interferir e mudar a realidade em que vive. As duas organizam seus planejamentos com momentos lúdicos, principalmente no que se refere à leitura e escrita, pois o projeto fez com que tivessem autonomia de trabalhar com diferentes materiais enriquecendo o trabalho pedagógico, caminhando para o desenvolvimento da aprendizagem.