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dc.contributor.advisorSilva, Darice Alessandra Deckmann Zanardini dapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Josmar de Jesuspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T12:53:11Z
dc.date.available2021-02-11T12:53:11Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50867
dc.descriptionOrientadora: Profª Darice Alessandra Deckmann Zanardinipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já inseridos no mercado de trabalho. Este dado por si só já nos remete a uma das especificidades da EJA - uma modalidade de ensino composta por jovens e adultos que por diversos motivos não concluíram sua escolarização do Ensino Médio no tempo considerado e instituído como o "normal". A proposta do presente trabalho é analisar o ensino de filosofia na EJA a partir da problematização de seu ensino e da sua organização na grade curricular e Diretrizes, tendo como pressuposto um conceito de filosofia que se caracteriza por trabalhar a autonomia e buscar a emancipação dos sujeitos. A fundamentação teórica no trato com a caracterização da EJA tem como referencias Miguel Gonzáles Arroyo, o qual discute o campo da EJA como campo de direitos, e a educação transformadora na "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, que a partir da politização nos fornece a base para pensar sobre o ensinar ou mesmo pautar nossas ações pedagógicas. Por fim, depois da exposição dos vários problemas do atual ensino de filosofia na EJA, apresentamos uma proposta metodológica que relaciona os conteúdos estruturantes entre si, o que, a nosso ver, viabiliza um ensino menos fragmentado por propor um trabalho do pensamento nas diversas áreas ou campos filosóficos (ética, lógica, política, estética, etc.).pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.titleO ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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