Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorArchanjo, Daniela Resende, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorTomen, Joicept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.date.accessioned2021-05-19T13:08:47Z
dc.date.available2021-05-19T13:08:47Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50864
dc.descriptionOrientadora: Profª. Daniela Arcanjopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Hoje muito se fala em Educação e Cidadania, e em Educação para a Cidadania, mas como ocorre a formação do Cidadão? O que é ser cidadão? Como historicamente o cidadão ganha espaço e notoriedade. Sabendo-se que a escola pode ser um espaço de reprodução ou um espaço de resolução de conflitos, visto que em seu interior existam vários tipos de ideologia, interesses e ideias. Assim, a educação é uma via de mão dupla, uma vez que a própria educação constitui-se em um dos direitos dos cidadãos, e ao mesmo tempo a educação faz-se um manancial para que o exercício de cidadania se torne possível. Partindo destas contradições é que se propõem analisar as relações existentes entre a educação e a cidadania e suas implicações na formação e na transformação da sociedade, com intuito de saber se a educação contribui para a formação dos nossos cidadãos ou se ainda apenas continua reproduzindo a ideologia da classe dominante.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Today much is said on Education and Citizenship and Citizenship Education, but as is the formation of the Citizen? What is a citizen? As historically the citizen wins space and notoriety. Knowing that the school may be a play space or a space of conflict resolution, because inside there are several types of ideology, interests and ideas. Thus, education is a two-way street, since education itself is in one of the rights of citizens, while education makes up a wellspring for the exercise of citizenship becomes possible. From these contradictions is that they propose to analyze the relationships between education and citizenship and its implications in the formation and transformation of society, in order to know whether education contributes to the formation of our citizens or it is still only playing ideology the ruling class.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (39 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEstudantes - Formaçãopt_BR
dc.titleA cidadania na educaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples