• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação em direitos humanos
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação em direitos humanos
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A cidadania na educação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JOICE TOMEN.pdf (914.1Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Tomen, Joice
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Hoje muito se fala em Educação e Cidadania, e em Educação para a Cidadania, mas como ocorre a formação do Cidadão? O que é ser cidadão? Como historicamente o cidadão ganha espaço e notoriedade. Sabendo-se que a escola pode ser um espaço de reprodução ou um espaço de resolução de conflitos, visto que em seu interior existam vários tipos de ideologia, interesses e ideias. Assim, a educação é uma via de mão dupla, uma vez que a própria educação constitui-se em um dos direitos dos cidadãos, e ao mesmo tempo a educação faz-se um manancial para que o exercício de cidadania se torne possível. Partindo destas contradições é que se propõem analisar as relações existentes entre a educação e a cidadania e suas implicações na formação e na transformação da sociedade, com intuito de saber se a educação contribui para a formação dos nossos cidadãos ou se ainda apenas continua reproduzindo a ideologia da classe dominante.
     
    Abstract: Today much is said on Education and Citizenship and Citizenship Education, but as is the formation of the Citizen? What is a citizen? As historically the citizen wins space and notoriety. Knowing that the school may be a play space or a space of conflict resolution, because inside there are several types of ideology, interests and ideas. Thus, education is a two-way street, since education itself is in one of the rights of citizens, while education makes up a wellspring for the exercise of citizenship becomes possible. From these contradictions is that they propose to analyze the relationships between education and citizenship and its implications in the formation and transformation of society, in order to know whether education contributes to the formation of our citizens or it is still only playing ideology the ruling class.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50864
    Collections
    • Educação em direitos humanos [99]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV