A receptividade do adolescente aprendiz na aprendizagem prática : como o monitor desenvolve sua função
Resumo
Resumo: Este artigo é oriundo do trabalho desenvolvido em uma Instituição em Curitiba a qual atende empresas na Região Metropolitana e Litoral, que capacita e insere adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, no mundo do trabalho formal na condição de aprendiz. Destaca-se a importância do acompanhamento do monitor prático no processo de desenvolvimento do adolescente durante o contrato de aprendizagem profissional, contribuindo em seu desenvolvimento psíquico, pessoal e social no exercício de cidadania. A lei da aprendizagem profissional surgiu com o intuito de oferecer oportunidade de inserção do adolescente ao mundo do trabalho em condições dignas e não exploratórias. Para tanto, o objetivo geral do presente trabalho é identificar como o monitor acolhe o adolescente aprendiz durante o contrato de aprendizagem prática. Mais especificamente: compreender como se efetiva a acolhida do adolescente aprendiz no âmbito formal da aprendizagem prática profissional, bem como os desafios, percepção e o grau de satisfação do profissional que aceita assumir esta função. O presente estudo possibilitou avaliar a efetividade da lei da aprendizagem por meio do relato dos trabalhadores que estão na função de monitor prático.