dc.contributor.advisor | Fleig, Daniel Gustavo, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Scolaro, Fernanda Robinson | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-03T16:46:32Z | |
dc.date.available | 2022-01-03T16:46:32Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50836 | |
dc.description | Orientador : Prof.º Ms.Daniel Gustavo Fleig | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2013. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo é oriundo do trabalho desenvolvido em uma Instituição em Curitiba a qual atende empresas na Região Metropolitana e Litoral, que capacita e insere adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica, no mundo do trabalho formal na condição de aprendiz. Destaca-se a importância do acompanhamento do monitor prático no processo de desenvolvimento do adolescente durante o contrato de aprendizagem profissional, contribuindo em seu desenvolvimento psíquico, pessoal e social no exercício de cidadania. A lei da aprendizagem profissional surgiu com o intuito de oferecer oportunidade de inserção do adolescente ao mundo do trabalho em condições dignas e não exploratórias. Para tanto, o objetivo geral do presente trabalho é identificar como o monitor acolhe o adolescente aprendiz durante o contrato de aprendizagem prática. Mais especificamente: compreender como se efetiva a acolhida do adolescente aprendiz no âmbito formal da aprendizagem prática profissional, bem como os desafios, percepção e o grau de satisfação do profissional que aceita assumir esta função. O presente estudo possibilitou avaliar a efetividade da lei da aprendizagem por meio do relato dos trabalhadores que estão na função de monitor prático. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (24 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes - Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.title | A receptividade do adolescente aprendiz na aprendizagem prática : como o monitor desenvolve sua função | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |