dc.contributor.author | Lima, Willian da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Maas, Greyce Charllyne Benedet | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-27T23:35:32Z | |
dc.date.available | 2021-04-27T23:35:32Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50775 | |
dc.description | Orientadora: Greyce C. B. Maas | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 14-16 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a avaliação da eficácia da utilização de uma Sequência Didática focada mais especificamente em conceitos relacionados à temática das Mudanças Climáticas na educação ambiental de alunos do ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas, com alunos da sexta série do ensino fundamental, de 11 a 13 anos, sendo 19 alunos da 6º série/7º ano B e 20 alunos da 6º série/7º ano C da Escola Estadual Professora Júlia Della Casa Paula, localizada na cidade de São Paulo. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliação diagnóstica do conhecimento prévio dos alunos acerca da temática. Posteriormente, baseado no resultado do questionário foi elaborada e aplicada uma Sequência Didática com total de oito horas aula, incluindo produções textuais, vídeos, pesquisas ao acervo bibliográfico da escola e as mídias, rodas de discussão, aula de campo e seminários. Na sequência foram aplicados questionários avaliativos para verificar o aprendizado dos educandos. Inicialmente foi observada certa apreensão em relação às abordagens utilizadas, mas a inserção de filmes, pesquisas interativas e rodas de discussão motivaram a participação dos alunos. A partir dos resultados do questionário diagnóstico, verificou-se que os educandos apresentavam uma linguagem conceitual fraca relativa a temas ambientais. No entanto, os alunos mostraram um avanço na compreensão dos conceitos durante a realização dos estudos aplicados na Sequência Didática. Assim, após o projeto, mostraram-se mais aptos a compreender temas relacionados ao meio ambiente e as mudanças climáticas, e interessados em práticas didáticas sobre meio ambiente no ensino de ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.) : il., color., 1 graf. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental no ensino fundamental : as mudanças climáticas no contexto da aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |