• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e mercado de carbono
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e mercado de carbono
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação ambiental no ensino fundamental : as mudanças climáticas no contexto da aprendizagem significativa

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - WILLIAN DA SILVA LIMA.pdf (614.1Kb)
    Data
    2013
    Autor
    Lima, Willian da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a avaliação da eficácia da utilização de uma Sequência Didática focada mais especificamente em conceitos relacionados à temática das Mudanças Climáticas na educação ambiental de alunos do ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas, com alunos da sexta série do ensino fundamental, de 11 a 13 anos, sendo 19 alunos da 6º série/7º ano B e 20 alunos da 6º série/7º ano C da Escola Estadual Professora Júlia Della Casa Paula, localizada na cidade de São Paulo. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliação diagnóstica do conhecimento prévio dos alunos acerca da temática. Posteriormente, baseado no resultado do questionário foi elaborada e aplicada uma Sequência Didática com total de oito horas aula, incluindo produções textuais, vídeos, pesquisas ao acervo bibliográfico da escola e as mídias, rodas de discussão, aula de campo e seminários. Na sequência foram aplicados questionários avaliativos para verificar o aprendizado dos educandos. Inicialmente foi observada certa apreensão em relação às abordagens utilizadas, mas a inserção de filmes, pesquisas interativas e rodas de discussão motivaram a participação dos alunos. A partir dos resultados do questionário diagnóstico, verificou-se que os educandos apresentavam uma linguagem conceitual fraca relativa a temas ambientais. No entanto, os alunos mostraram um avanço na compreensão dos conceitos durante a realização dos estudos aplicados na Sequência Didática. Assim, após o projeto, mostraram-se mais aptos a compreender temas relacionados ao meio ambiente e as mudanças climáticas, e interessados em práticas didáticas sobre meio ambiente no ensino de ciências.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50775
    Collections
    • Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e mercado de carbono [174]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV