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dc.contributor.advisorWolff, Lillian Daisy Gonçalves, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Lucimaript_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão da Saúdept_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T19:18:52Z
dc.date.available2021-10-18T19:18:52Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50686
dc.descriptionOrientador : Lillian Daisy Gonçalves Wolffpt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização Gestão em Saúdept_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Promover saúde é uma estratégia na qual se confere visibilidade aos fatores que interferem na saúde da população, relacionando principalmente as necessidades individuais e coletivas, condições socioeconômicas e educação, buscando a criação de mecanismos que proporcionem a igualdade e controle social na gestão das políticas públicas, e que permitam a adequação das mesmas às reais necessidades da população alvo. As escolas têm sido consideradas espaços adequados para atividades em promoção e prevenção em saúde de crianças e adolescentes. Elas se caracterizam por serem locais onde a saúde de alunos, familiares e profissionais da área pode ser promovida, facilitando a adesão de hábitos saudáveis. O objetivo deste trabalho é avaliar a atuação das ações educativas em saúde bucal oferecidas pela prefeitura de Curitiba, em conjunto com o SUS, por meio da análise do projeto aplicado pela Unidade de Saúde Santa Cândida na Escola Municipal Theodoro de Bona. A partir da identificação de problemas envolvendo esse processo, mudanças e melhorias na elaboração e aplicação do projeto vigente são propostas, contribuindo assim, para os gestores responsáveis das instituições alvo do trabalho. Para tanto, foi realizado um levantamento informal de dados e informações por meio da aplicação de questionários específicos à equipe pedagógica da escola e aos responsáveis de 51 alunos do 5º ano (com idade média de 10 anos). Entrevistas com a equipe de saúde e a responsável pelo projeto na UBS também proporcionaram elementos importantes para a construção do diagnóstico dos problemas identificados nos processos que envolvem a formulação e aplicação do projeto em saúde bucal, permitindo a elaboração de propostas que visam modificações do mesmo. Os resultados esperados dessas alterações estão relacionados à melhora da saúde bucal das crianças atendidas pelo projeto, o entendimento da importância das ações em saúde bucal por parte da escola e responsáveis, maior acompanhamento dos alunos que são encaminhados para tratamento odontológico por meio do ambiente escolar, e a reformulação da forma de abordagem do projeto, permitindo o alcance mais amplo dos resultados positivos e a inserção da saúde bucal como rotina na escola. O projeto em saúde bucal vigente já proporciona efeitos positivos, mas mudanças principalmente nos aspectos da relação escola e equipe de saúde, e nos cronogramas das atividades, trará benefícios tanto para a equipe gestora das instituições, quanto para o público alvo atendido pelo projeto.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectAdministração em saúdept_BR
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.titleAnálise das ações educativas em saúde bucal viabilizadas pelo SUS em uma escola municipal de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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