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dc.contributor.advisorFarias, Maria Isabel, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorPreisler, Vanessapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T21:34:47Z
dc.date.available2022-08-29T21:34:47Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50569
dc.descriptionOrientadora: Maria Isabel Fariaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA Pedagogia da Alternância teve início na década de 30 na França, a ideia de criar uma alternativa de estudos para os jovens camponeses surgiu através de um grupo de pais que estavam insatisfeitos com os estudos da cidade que era voltado para o meio urbano, com a ajuda do pároco local foi implantada a primeira Casa Familiar Rural. Com o passar dos anos a pedagogia foi se expandindo e chegou ao Brasil no ano de 1969. No Sul do Brasil a Pedagogia da Alternância é administrada pela Arcafar Sul a qual é responsável pelos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os instrumentos que fazem parte da Pedagogia da Alternância são de grande importância para que esta metodologia tenha sucesso. O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência sobre a influência que o Plano de Estudos (instrumento da Pedagogia da Alternância) têm sobre os jovens iniciantes do primeiro ano e sobre ex alunos da Casa Familiar Rural de Pato Branco – PR. O Plano de Estudos é elaborado pelos jovens em conjunto com os monitores, onde são elaboradas perguntas sobre o cotidiano da família, podendo assim gerar um debate entre os jovens sobre as experiências de cada família. Na pesquisa constatou-se que 92% dos jovens entrevistados acham que de alguma forma o Plano de Estudos influência na vida pessoal e na vida familiar.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (15 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Metodos experimentaispt_BR
dc.subjectEducação rural - Paranápt_BR
dc.titleRelação entre o plano de estudos e os jovens da Casa Familiar Rural de Pato Brancopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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