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dc.contributor.advisorVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorLanzarini, Terezinha Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-02T18:32:44Z
dc.date.available2022-08-02T18:32:44Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50557
dc.descriptionOrientadora: Edina Mayer Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo principal analisar os limites e as potencialidades das políticas de Educação do Campo e de Educação Integral vivenciadas no projeto de contraturno do Colégio Estadual do Campo Maralúcia, no Município de Medianeira, PR a fim de fortalecer a implementação dos direitos que defendem. Para tanto, pretende inicialmente analisar as concepções e a política pública nacional e estadual da Educação do Campo e sua relação com as concepções e política de Educação Integral. Além disto o estudo busca discutir as condições de implementação da Educação Integral nas escolas do campo do PR e entender os reflexos dos princípios destas políticas nas vivências de contraturno do citado Colégio. A metodologia utilizada foi basicamente um relato da experiência derivada da imersão docente no espaço pesquisado, permitindo novas reflexões a partir da pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos e sites. Os resultados indicam que Educação Integral é de frágil cumprimento no processo educacional brasileiro e que a existência recente deste Programa de contraturno no Estado do Paraná e na Escola em tela é um modo de minorar a violação ao direito da Educação Integral. É executado na Escola sob precárias condições, os investimentos ainda são minoritários e apesar da adesão dos estudantes, em especial àquelas vinculadas aos esportes, o que sugere que os mesmos correspondem à possibilidade de serem mais e mais pertencentes à processos educativos não vinculados estritamente à cognição.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (14 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação - Política públicapt_BR
dc.titleProjetos de contraturno na escola : uma ideia de educação integralpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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