dc.contributor.advisor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Lanzarini, Terezinha Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T18:32:44Z | |
dc.date.available | 2022-08-02T18:32:44Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50557 | |
dc.description | Orientadora: Edina Mayer Vergara | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo principal analisar os limites e as potencialidades das políticas de Educação do Campo e de Educação Integral vivenciadas no projeto de contraturno do Colégio Estadual do Campo Maralúcia, no Município de Medianeira, PR a fim de fortalecer a implementação dos direitos que defendem. Para tanto, pretende inicialmente analisar as concepções e a política pública nacional e estadual da Educação do Campo e sua relação com as concepções e política de Educação Integral. Além disto o estudo busca discutir as condições de implementação da Educação Integral nas escolas do campo do PR e entender os reflexos dos princípios destas políticas nas vivências de contraturno do citado Colégio. A metodologia utilizada foi basicamente um relato da experiência derivada da imersão docente no espaço pesquisado, permitindo novas reflexões a partir da pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos e sites. Os resultados indicam que Educação Integral é de frágil cumprimento no processo educacional brasileiro e que a existência recente deste Programa de contraturno no Estado do Paraná e na Escola em tela é um modo de minorar a violação ao direito da Educação Integral. É executado na Escola sob precárias condições, os investimentos ainda são minoritários e apesar da adesão dos estudantes, em especial àquelas vinculadas aos esportes, o que sugere que os mesmos correspondem à possibilidade de serem mais e mais pertencentes à processos educativos não vinculados estritamente à cognição. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (14 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação - Política pública | pt_BR |
dc.title | Projetos de contraturno na escola : uma ideia de educação integral | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |