dc.contributor.advisor | Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.author | Kurta, Sirlei de Fatima | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-24T19:04:22Z | |
dc.date.available | 2022-06-24T19:04:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50540 | |
dc.description | Orientador : Rosangela Valachinski Gandin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse artigo é relatar experiências e observações feitas durante as aulas de inglês no Ensino Fundamental durante os meses de fevereiro e março em escolas públicas do município de São Miguel do Iguaçu, que recebem alunos oriundos das mais diferentes comunidades tais como: quilombolas, empregados de fazenda, pequenos produtores rurais, filhos de fazendeiros, habitantes da periferia da cidade que já habitaram o campo, entre outros.Uma velha mala de viagem contendo livros, revistas, jornais, panfletos, artigos, textos destacados de livros didáticos e outros materiais de leitura foi transformada em biblioteca e levada para a sala de aula.A leitura foi realizada de modo espontâneo, cada aluno podia escolher o que ler e em seguida fazer um comentário para a classe.No início da atividade as falas eram tímidas mas a medida que foram se habituando com a prática de ler e comentar os alunos se soltaram, ficando a vontade para ler e falar sobre o assunto escolhido. No final de algum tempo a leitura tornou-se um hábito. Hoje os alunos sentem a falta da mala biblioteca e quando ela não se encontra na sala todos querem saber o motivo. Desta maneira reforçando que as atividades com leitura representam uma ampliação, uma nova maneira de aprender e se relacionar com o mundo e oferece uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento crítico e o enfrentamento dos desafios sociais.A leitura em seus variados níveis é uma abordagem metodológica que busca desenvolver a capacidade crítica do ser humano em constante pocesso de humanização. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (22 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Produção de textos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia marxista | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Leitura, compreensão e produção de texto como meios indispensáveis para melhoria da qualidade de vida do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |