Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGandin, Rosangela Valachinski, 1974-pt_BR
dc.contributor.authorKurta, Sirlei de Fatimapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-24T19:04:22Z
dc.date.available2022-06-24T19:04:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50540
dc.descriptionOrientador : Rosangela Valachinski Gandinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse artigo é relatar experiências e observações feitas durante as aulas de inglês no Ensino Fundamental durante os meses de fevereiro e março em escolas públicas do município de São Miguel do Iguaçu, que recebem alunos oriundos das mais diferentes comunidades tais como: quilombolas, empregados de fazenda, pequenos produtores rurais, filhos de fazendeiros, habitantes da periferia da cidade que já habitaram o campo, entre outros.Uma velha mala de viagem contendo livros, revistas, jornais, panfletos, artigos, textos destacados de livros didáticos e outros materiais de leitura foi transformada em biblioteca e levada para a sala de aula.A leitura foi realizada de modo espontâneo, cada aluno podia escolher o que ler e em seguida fazer um comentário para a classe.No início da atividade as falas eram tímidas mas a medida que foram se habituando com a prática de ler e comentar os alunos se soltaram, ficando a vontade para ler e falar sobre o assunto escolhido. No final de algum tempo a leitura tornou-se um hábito. Hoje os alunos sentem a falta da mala biblioteca e quando ela não se encontra na sala todos querem saber o motivo. Desta maneira reforçando que as atividades com leitura representam uma ampliação, uma nova maneira de aprender e se relacionar com o mundo e oferece uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento crítico e o enfrentamento dos desafios sociais.A leitura em seus variados níveis é uma abordagem metodológica que busca desenvolver a capacidade crítica do ser humano em constante pocesso de humanização.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (22 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectPedagogia marxistapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleLeitura, compreensão e produção de texto como meios indispensáveis para melhoria da qualidade de vida do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples