Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPanke, Luciana, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorTesseroli, Ricardo Germanopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagempt_BR
dc.date.accessioned2022-01-19T17:15:10Z
dc.date.available2022-01-19T17:15:10Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50497
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Luciana Panke.pt_BR
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Comunicação Política e Imagem.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 25-26pt_BR
dc.description.abstractResumo: A utilização das pesquisas eleitorais não se limita apenas à sua citação direta dentro do programa eleitoral ou a divulgação em jornais, telejornais, rádios e demais meios de comunicação. Elas são utilizadas também, pelas coordenações das campanhas, candidatos e partidos para acompanhar a evolução do candidato e dos adversários, definir estratégias e apontar alternativas viáveis para uma campanha. O presente trabalho se propõe a fazer uma revisão bibliográfica de estudos em língua portuguesa, que tratam da utilização das pesquisas de opinião em campanhas para eleições majoritárias. O trabalho está dividido em quatro partes: na primeira será apresentado um relato histórico do surgimento e aplicação de pesquisas de opinião; logo em seguida, é exposto como são feitas as campanhas modernas e onde as pesquisas de opinião se enquadram. Na terceira parte, será abordada a utilização das pesquisas dentro das campanhas eleitorais e na sequencia, são apresentados os tipos de pesquisas mais utilizados. A investigação é concluída apontando que ao longo dos anos, candidatos, partidos, estrategistas políticos, consultores e publicitários aprenderam a ter, nas pesquisas de opinião, importantes aliadas na condução de suas campanhas.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (27 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDiscursos de campanha eleitoralpt_BR
dc.subjectPesquisa eleitoralpt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.titleA utilização das pesquisas de opinião nas campanhas para eleições majoritáriaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples