A utilização das pesquisas de opinião nas campanhas para eleições majoritárias
Resumo
Resumo: A utilização das pesquisas eleitorais não se limita apenas à sua citação direta dentro do programa eleitoral ou a divulgação em jornais, telejornais, rádios e demais meios de comunicação. Elas são utilizadas também, pelas coordenações das campanhas, candidatos e partidos para acompanhar a evolução do candidato e dos adversários, definir estratégias e apontar alternativas viáveis para uma campanha. O presente trabalho se propõe a fazer uma revisão bibliográfica de estudos em língua portuguesa, que tratam da utilização das pesquisas de opinião em campanhas para eleições majoritárias. O trabalho está dividido em quatro partes: na primeira será apresentado um relato histórico do surgimento e aplicação de pesquisas de opinião; logo em seguida, é exposto como são feitas as campanhas modernas e onde as pesquisas de opinião se enquadram. Na terceira parte, será abordada a utilização das pesquisas dentro das campanhas eleitorais e na sequencia, são apresentados os tipos de pesquisas mais utilizados. A investigação é concluída apontando que ao longo dos anos, candidatos, partidos, estrategistas políticos, consultores e publicitários aprenderam a ter, nas pesquisas de opinião, importantes aliadas na condução de suas campanhas.