dc.contributor.advisor | Mocellin, Ronei Clécio, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silverio, Aderlan | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-11T13:37:54Z | |
dc.date.available | 2021-02-11T13:37:54Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50409 | |
dc.description | Orientador : Prof. Ronei Clécio Mocellin | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este ensaio busca abordar a pedagogia do ensino de Filosofia no Ensino Médio, fundamentado na perspectiva construtivista do filósofo francês Gaston Bachelard. O mesmo propôs a existência de obstáculos epistemológicos, dentre os quais interessam os chamados obstáculos pedagógicos. Procurou-se uma análise estrutural da principal obra do autor, A formação do espírito científico, de 1938, a fim de identificar a noção de obstáculos epistemológicos, enquanto entraves produzidos pela empiria à tarefa de representação concreta do mundo. Investiga-se aqui se e como tais obstáculos podem ser relacionados com o ensino de Filosofia. Acredita-se que tal proposta possa elucidar e problematizar aspectos importantes do processo de ensino e aprendizagem na disciplina, desvelando ou refutando a presença dos obstáculos por meio da proposição de um projeto de pesquisa no campo da avaliação construtivista comparada. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Obstáculos pedagógicos para a aprendizagem de filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |