• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Leitura : caminho para o conhecimento, via para a liberdade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARGO MANTOVANI ALBONICO.pdf (206.4Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Albonico, Margô Mantovani
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O objetivo desse artigo é relatar experiências e observações feitas durante as aulas de inglês no Ensino Fundamental durante os meses de fevereiro e março em escolas públicas do município de São Miguel do Iguaçu, que recebem alunos oriundos das mais diferentes comunidades tais como: quilombolas, empregados de fazenda, pequenos produtores rurais, filhos de fazendeiros, habitantes da periferia da cidade que já habitaram o campo, entre outros.Uma velha mala de viagem contendo livros, revistas, jornais, panfletos, artigos, textos destacados de livros didáticos e outros materiais de leitura foi transformada em biblioteca e levada para a sala de aula.A leitura foi realizada de modo espontâneo, cada aluno podia escolher o que ler e em seguida fazer um comentário para a classe.No início da atividade as falas eram tímidas mas a medida que foram se habituando com a prática de ler e comentar os alunos se soltaram, ficando a vontade para ler e falar sobre o assunto escolhido. No final de algum tempo a leitura tornou-se um hábito. Hoje os alunos sentem a falta da mala biblioteca e quando ela não se encontra na sala todos querem saber o motivo. Desta maneira reforçando que as atividades com leitura representam uma ampliação, uma nova maneira de aprender e se relacionar com o mundo e oferece uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento crítico e o enfrentamento dos desafios sociais.A leitura em seus variados níveis é uma abordagem metodológica que busca desenvolver a capacidade crítica do ser humano em constante pocesso de humanização.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50397
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV