Desafios da gestão democrática na escola do campo
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Data
2014Autor
Ferreira, Lucélia Terezinha Dziubate
Metadata
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Resumo: Este artigo teve como objetivo buscar embasamento teórico e legal sobre a gestão democrática e relatar a experiência vivenciada depois de colocá-los em prática, analisando os desafios enfrentados e os fatores que necessitam ser superados para a efetivação da gestão, numa perspectiva participativa e descentralizada. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho consistiu em uma pesquisa exploratória bibliográfica, legal e de campo, referente ao tema em pauta. Justifica-se, entre inúmeras razões, pela necessidade de uma educação condizente e qualitativa para os povos do campo, sendo respeitadas as suas especificidades, pensada através do histórico e do olhar camponês e para este, com sua participação efetiva. O artigo mostra o campo teórico e a legislação vigente, bem como retrata todas as mudanças conceituais, atitudinais e de paradigma da comunidade escolar vivenciada, em uma escola do campo, que tenta implementar a gestão democrática, trazendo significado para os conhecimentos formais oferecidos pela escola, instrumentalizando o saber empírico e da prática social, oportunizando possíveis caminhos a serem trilhados, para uma transformação social, onde todos tenham direitos iguais e saibam disso.
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- Educação do campo [600]