Gestão democrática na educação do campo
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Data
2014Autor
Siqueira, Jucelaine Riquinha Gossler
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O presente artigo aborda alguns elementos que é preciso considerar na educação do campo, para efetivar um processo de gestão democrática em todas as escolas de educação básica. A transformação social só acontece apartir das mudanças, com a intenção de melhor compreender apresenta- se problematizações do processo de gestão escolar, visando à constituição da democratização na escola do campo. Os objetivos específicos deste trabalho buscarão conceituar a Educação do Campo na perspectiva democrática identificar a gestão democrática como elemento essencial para a transformação social, e identificar ações e instrumentos que confirmam a gestão democrática na escola. A metodologia da pesquisa é dialética com abordagem qualitativa, analisando material bibliográfico, documental, envolvendo, o Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak- Ensino Fundamental e Médio Profissional Normal, da comunidade do Centro Novo, Assentamento Marcos Freire e Ireno Alves dos Santos. Município de Rio Bonito do Iguaçu- PR. Na inferência percebe se que a formulação coletiva do projeto político pedagógico até a efetivação das propostas já se considera como espaço de transformação. Entendendo que o conjunto envolvendo direção equipe, pedagógica, professores, funcionários, alunos pais e comunidade podem efetivar as ações para a democracia. Assim trazemos no decorrer do texto o relato de uma experiência de gestão democrática que realmente contribuiu para transformar a realidade da comunidade em geral, entendendo que este é o melhor caminho para a escola publica que busca educação de qualidade.
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- Educação do campo [600]