Reconhecendo e respeitando a cultura e a identidade dos sujeitos da educação do campo
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo identificar se a educação ofertada aos alunos do campo tem reconhecido a cultura e a identidade do povo camponês. Para tanto, analisou-se as práticas educativas implementadas pela Escola Rural Municipal João Rodrigues da Silva, no município de Laranjeiras do Sul - PR. Para a aplicação deste trabalho realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com a aplicação de entrevista semi-estruturada, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico/documental, com pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos e suas respectivas famílias de uma comunidade campesina conhecida como Rio do Tigre, no município de Laranjeiras do Sul-PR, onde ainda encontramos classes multisseriadas e bisseriadas nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa comprovou que as práticas pedagógicas da educação do campo precisam ser revistas, a fim de reconstruir uma educação pública, democrática e de qualidade. É necessário também, buscar coerência entre o que se ensina e o que se aprende, com a realidade do povo camponês, valorizando sua cultura e sua identidade.
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- Educação do campo [600]