dc.contributor.advisor | Silva, Marcelo Silva da, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.contributor.author | Ortega, Ionete Mariza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:09:09Z | |
dc.date.available | 2022-04-20T18:09:09Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50318 | |
dc.description | Orientador: Marcelo Silva da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil (EI) brasileira, primeira etapa da educação básica, constitui um campo de ações políticas, práticas e conhecimentos em construção. Legalmente, integra-se ao sistema de ensino desde 1996 e compreende as creches para crianças de até 3 anos e 11 meses de idade e as pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. A Educação do Campo ainda que seja incipiente, está sendo pensada e praticada na amplitude que a multidimensionalidade territorial exige. Desde a formação técnica e tecnológica para os processos produtivos até a formação nos diversos níveis educacionais, da educação infantil, fundamental ao superior para a prática da cidadania. As aproximações feitas nessa pesquisa apontaram que a educação do campo é um espaço de luta dos movimentos sociais que cobram do Estado o cumprimento de seus deveres constituintes | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | A importância da educação do campo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |