dc.contributor.advisor | Borges, André Essenfelder, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ewert, Grasiele Kapp | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T21:02:15Z | |
dc.date.available | 2022-07-08T21:02:15Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50312 | |
dc.description | Orientador: André Essenfelder Borges | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar a importância da história local para os educandos e também para a comunidade, dentro do ambiente escolar e reconhecer que todos os povos produzem cultura e que cada um tem uma forma diferente de se expressar e aceitar a diversidade cultural. Com base em entrevistas realizadas, imagens relacionadas à formação da colônia de Witmarsum situada a trinta quilômetros da cidade de Palmeira, e pesquisa bibliográfica, buscou-se entender como ocorreu a adaptação desses imigrantes para esta região. Essas famílias - portadoras de valores, de culturas, de um estilo de vida - adaptaram-se a um novo ambiente no qual foram construindo um espaço social e econômico que foi responsável pela formação e pelo desenvolvimento da colônia de Witmarsum. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (23 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Imigraçao alema | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | O papel do professor na história local na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |