dc.contributor.advisor | Messa, Fabio de Carvalho, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Fernanda Ribeiro de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-11T19:03:20Z | |
dc.date.available | 2022-07-11T19:03:20Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50253 | |
dc.description | Orientadora: Ângela Massumi Katuta | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, apresento um breve relato sobre o processo de reorganização do projeto político pedagógico de uma escola pública que oferta os anos finais do Ensino Fundamental e que tem buscado constituir uma identidade do campo, inicialmente por meio da mudança da nomenclatura da instituição, e posteriormente, por meio da reorganização da proposta pedagógica da escola. A pesquisa apresenta cunho qualitativo e foi realizada por meio de um estudo de caso. O campo de pesquisa foi delimitado na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - Ensino Fundamental, que se localiza no campo e atende estudantes provenientes de comunidades campesinas no interior do município de São João – Paraná. Percebeu-se que o projeto político pedagógico da escola contempla bases teóricas e legais da educação do campo, no entanto, os professores ainda encontram dificuldades em adaptar suas disciplinas e metodologias as necessidades do contexto. Dentre os desafios encontrados para a efetivação de uma proposta pedagógica condizente com as necessidades do contexto estão: a alta rotatividade dos docentes, a necessidade de formação continuada, o fato de os professores serem em sua maioria, provenientes da área urbana e a ausência de mecanismos de participação efetiva da comunidade escolar na elaboração e desenvolvimento da proposta pedagógica. Dentre os avanços percebidos está principalmente o forte compromisso e engajamento por parte de alguns docentes da escola no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem a educação do campo. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (13 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Projeto político pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Agricultura familiar - Paraná | pt_BR |
dc.title | O processo de reorganização do projeto político pedagógico : um estudo de caso na Escola Estadual do Campo José de Anchieta - EF | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |